IAC coloca Newsweek à venda
Após suspender a edição impressa, grupo afirma que vai concentrar suas atenções no portal Daily Beast
Após suspender a edição impressa, grupo afirma que vai concentrar suas atenções no portal Daily Beast
Meio & Mensagem
31 de maio de 2013 - 12h44
Tina Brown, editora-chefe da Newsweek Daily Beast, e Baba Shetty, CEO do grupo, anunciaram que a revista está oficialmente à venda. Em comunicado aos funcionários emitido na quarta 29, disseram que a empresa vai concentrar esforços no portal Daily Beast.
No comunicado, os executivos ressaltam que as inovações do formato digital de Newsweek chamaram a atenção do mercado e foram elogiadas por empresas como Fast Company, BBC, The Economist e Facebook. “Então porque vender agora?”, questiona o próprio texto, para responder em seguida.
“Simplesmente por foco. Newsweek é uma marca forte, mas suas demandas desviaram a atenção e o foco do Daily Beast”, afirmam, destacando que o site ganhou o prêmio Webby de melhor site de notícias por dois anos seguidos, que o tráfego está aumentando e o índice de anunciantes já cresceu 30% só em 2013. Fontes de mercado dizem que a Newsweek perdeu mais da metade de seus 1,5 milhões de assinantes entre 2012 e o início deste ano.
A decisão é mais um capítulo da turbulenta história recente da revista fundada em 1933. Em 2010, quando já enfrentava a crise, foi adquirida pelo grupo IAC, dono do portal Daily Beast. Em dezembro do ano passado encerrou sua edição impressa, passando a circular nos EUA só em digital, ainda que mantivesse algumas edições internacionais no formato original, como ocorre no Brasil.
Em abril, o presidente executivo do IAC, Barry Diller, admitiu à Bloomberg TV que “foi um erro” ter adquirido a revista e já “não esperava muito” da versão digital. À época, o balanço financeiro de primeiro trimestre já antecipava que as economias com a Newsweek digital não haviam aliviado a receita.
Compartilhe
Veja também
Prime Video oficializa acordo com LFU e transmitirá Brasileirão
Plataforma exibirá um jogo por rodada em contrato que tem duração até 2029
Eletromidia e Globo: os termos do acordo bilionário da mídia brasileira
Valor de mercado da empresa de OOH pode beirar os R$ 5 bilhões, em negociação que reforça a aproximação dos grandes grupos de mídia as operações de publicidade em telas